6 mins read

O que é o Mapa de Fluxo de valor?

O que é o Mapa de Fluxo de valor?

O mapeamento de fluxo de valor é um método de fluxograma para ilustrar, analisar e melhorar os passos necessários para entregar um produto ou serviço. Fundamental na metodologia enxuta, o VSM analisa o fluxo das etapas e informações do processo desde a origem até a entrega ao cliente.

O que é o fluxo de valor?

Fluxo de Valor com Mapeamento. Um fluxo de valor pode ser definido como o conjuntos de passos (valor agregado ou não) necessários para se ter um produto ou serviço.
Em cacheSemelhantes

Como se faz um Mapa de Fluxo de valor?

Como fazer mapeamento de fluxo de valor

  1. Mapeie as fases do processo. Adicione caixas de processo (usando a forma de Processo dedicada em “Processos” no Lucidchart) para mostrar todas as etapas envolvidas. …
  2. Adicione inventário e tempos de espera. …
  3. Determine a direção do fluxo das informações. …
  4. Crie uma linha do tempo.

O que é o Mapa de Fluxo?

O Mapa de Fluxo de Valor é uma ferramenta que faz parte da Metodologia Lean Manufacturing. Basicamente, é um diagrama que ilustra as etapas para a entrega de um produto ou serviço.
Em cache

Quais são as 4 etapas do Mapa de Fluxo de valor?

As 4 etapas do mapa de fluxo de valor são: Identificar o processo a ser mapeado: escolha um processo importante para a empresa e que possa ser analisado do início ao fim. Desenhar o estado atual: faça um desenho simplificado do processo atual, desde a matéria-prima até a entrega do produto/serviço ao cliente.

Como funciona o VSM?

O VSM é um diagrama que mostra todas as etapas necessárias para a entrega de um produto ou serviço, incluindo o fluxo de materiais e informações. Em geral, faz-se um mapa do estado atual e outro do estado futuro, evidenciando as oportunidades de melhorias e otimizações possíveis.

Qual a função do fluxo de valor na empresa?

Ele permite visualizar, analisar e melhorar todas as etapas do processo de entrega do produto/serviço.

Como desenhar um fluxo de valor?

Para criar um mapa de fluxo de valor, você precisa articular um objetivo claro para os processos que deseja melhorar. Em seguida, divida o processo em suas etapas constituintes, incluindo o fluxo de materiais e informações, colete dados sobre esses processos e procure ineficiências que possam ser corrigidas.

Quais são as 4 etapas do mapa de fluxo de valor?

As 4 etapas do mapa de fluxo de valor são: Identificar o processo a ser mapeado: escolha um processo importante para a empresa e que possa ser analisado do início ao fim. Desenhar o estado atual: faça um desenho simplificado do processo atual, desde a matéria-prima até a entrega do produto/serviço ao cliente.

Como criar um mapa de fluxo?

Criar um mapa de fluxo de valor

  1. Clique em Arquivo > Novo.
  2. Digite mapa de fluxo de valor na caixa Pesquisar, clique no botão Iniciar Pesquisa e clique duas vezes em Mapa do Fluxo de Valor quando ele aparecer.

Quais são os principais elementos de um Mapa de Fluxo de valor?

Remoção de Material — O símbolo de recuo em seta representa a remoção física de inventário armazenado. Remessa externa — A representação do caminhão indica envios externos aos clientes ou fornecedores. Seta empurrar — Representa que o material está andando pelo fluxo, indo de um processo para o outro.

Qual é o significado de VSM?

VSM é a sigla para o termo Value Stream Mapping (Mapeamento do Fluxo de Valor) e consiste em uma ferramenta muito útil para fazer o mapeamento do fluxo de informações e materiais, além de, por meio de uma vasta gama de processos, obter dados sobre o tempo de execução associado (lead time).

Quais são as 4 visoes do VSM?

Quais são as 4 visões do VSM?

  • Visão do Cliente. A visão do cliente é o cerne de toda a discussão do VSM. …
  • Visão do Processo. A visão do processo é uma dimensão considerada mais interna. …
  • Visão dos Materiais. …
  • Visão das Informações.

Quando aplicar o VSM?

Após entender o começo e o final do processo, as diferentes etapas e os KPIs relacionados, é hora de montar o VSM de acordo com a realidade do negócio. Nesta etapa é importante seguir as diretrizes para a modelagem e as melhores práticas, seguindo um direcionamento correto e mantendo a boa visualização do documento.

Quais as etapas para se atingir um fluxo de valor?

Para fazer um fluxo de valor, é necessário seguir algumas etapas:

  • Etapa 1: Identificar o Processo a ser Mapeado. Escolha um processo importante para a empresa e que possa ser analisado do início ao fim.
  • Etapa 2: Desenhar o Estado Atual. …
  • Etapa 3: Analisar o Estado Atual. …
  • Etapa 4: Desenhar o Estado Futuro.

Quais os dois fluxos que envolvem mapeamento do fluxo de valor?

O mapeamento do fluxo de valor pode ser aplicado aos fluxos de entrega do produto e do cliente. O fluxo do produto se concentra nas etapas necessárias para otimizar a entrega e conclusão do produto. O fluxo do cliente se concentra nas etapas necessárias para atender às solicitações e expectativas do usuário final.

Quais as etapas o mapeamento do fluxo de valor deve seguir?

Como fazer um mapa de fluxo de valor?

  1. Selecione a família de produtos. O primeiro passo é verificar quais famílias de produtos serão mapeadas dentro da cadeia de valor. …
  2. Desenhe o estado atual. …
  3. Avaliação do fluxo de valor. …
  4. Estado futuro.

Quais os 4 elementos do mapa?

Os elementos que compõem um mapa – fundamentais para a sua leitura – são: título, escala, legenda, orientação e projeção cartográfica.