5 mins read

O que é o CFOP 5551?

O que é o CFOP 5551?

Classificam-se neste código as vendas de bens integrantes do ativo imobilizado do estabelecimento.

Como funciona a venda de um ativo imobilizado?

Contabilização da Venda do Ativo Imobilizado

Geralmente seu valor de aquisição é registrado na contabilidade e retirando o valor que os bens perdem conforme o tempo de uso (depreciação) temos o custo contábil. O ativo tem um papel importante de dar dados para a criação de relatórios financeiros para análises.
Em cache

O que é um veículo ativo imobilizado?

Suporte às operações: O ativo imobilizado é composto por bens duráveis e essenciais para as operações da empresa, como terrenos, edifícios, máquinas, equipamentos e veículos. Esses ativos são utilizados no processo produtivo, na prestação de serviços ou no suporte às atividades da empresa.

O que é remessa de bem por conta de contrato de comodato?

Entende-se por comodato a operação de empréstimo a título gratuito de bens móveis infungíveis, a qual se perfaz com a simples tradição do objeto, mediante contrato escrito. Esse tipo de contrato é previsto nos artigos 579 e 585 do Código Civil da Lei nº 10.406.202.

Qual o CFOP de entrada para 5551?

CFOP : 5.551 (Operações Internas). 6.551 (Operações Interestaduais). CFOP : 5.552 (Operações Internas). 6.552 (Operações Interestaduais).

Qual CST usar no CFOP 5551?

Resposta. Sim é correto usar o CST 41 pois em venda do ativo imobilizado não há incidência de ICMS.

O que não pode ser considerado ativo imobilizado?

O que não pode ser considerado como ativo imobilizado

Imóveis e terrenos mantidos por uma entidade para obter renda não podem ser considerados como ativo imobilizado. Eles são regulamentados pelo CPC 28 e devem ser classificados no balanço da empresa como propriedade para investimento.

Qual a diferença entre ativo imobilizado e ativo imobilizado?

O ativo fixo é também chamado de ativo imobilizado, e consiste em algo que é utilizado para a atividade produtiva da empresa, como maquinário, veículos e imóveis. Ou seja: o ativo fixo nada mais é do que um dos bens que está incluso dentro da classificação de ativo permanente.

O que não é considerado ativo imobilizado?

O que não pode ser considerado como ativo imobilizado

Imóveis e terrenos mantidos por uma entidade para obter renda não podem ser considerados como ativo imobilizado. Eles são regulamentados pelo CPC 28 e devem ser classificados no balanço da empresa como propriedade para investimento.

Qual o CFOP para remessa em comodato?

6908 –

6908 – Remessa de bem por conta de contrato de comodato ou locação. Classificam-se neste código as remessas de bens para o cumprimento de contrato de comodato ou locação.

Quem deve emitir a nota de retorno de comodato?

Em princípio, o estabelecimento comodatário ou locatário, contribuinte do imposto, ao devolver um bem que lhe foi cedido em comodato, deve emitir Nota Fiscal pelo CFOP 5.909/6.909, sem incidência do imposto, nos termos do inciso X do artigo 7º do RICMS/2000, observado, ainda, o disposto no artigo 127 do RICMS/2000 e …

Tem ICMS na venda de ativo imobilizado?

Ementa. ICMS – Saída de bem do Ativo Imobilizado. I. A saída de bem do Ativo Imobilizado é hipótese de não incidência de imposto e, por consequência, não confere direito a crédito para o adquirente (artigo 7º, inciso XIV e artigo 61, ambos do RICMS/2000).

Como saber se um produto é ativo imobilizado?

A primeira coisa que devemos considerar quando falamos de ativo imobilizado é que se refere a um bem palpável. Além disso, tem vida útil superior a um ano e é utilizado nas principais atividades operacionais da empresa. E ainda, deve ter a característica “permanente”. Ou seja, não há intenção de se desfazer deste bem.

Qual a diferença de comodato e locação?

Qual é a diferença entre regime de comodato e locação? Vimos que o comodato é um tipo especial de empréstimo. Portanto, a principal diferença entre esse regime e o aluguel é que o comodato é gratuito, apesar de existirem obrigações por parte do comodatário.

Como funciona o sistema de comodato?

Portanto, o comodato é um empréstimo de algo que não pode ser substituído por outro da mesma espécie e qualidade (exemplo: comodato de imóvel ou veículo). O comodato realiza-se com a tradição (entrega) do objeto. Comodante é a pessoa que empresta o objeto. Comodatário é a pessoa que recebe o objeto em comodato.

Qual CFOP usar para retorno de comodato?

CFOP 5909

CFOP 5909 Retorno de bem recebido por conta de contrato de comodato. 5909 – Retorno de bem recebido por conta de contrato de comodato Classificam-se neste código as remessas de bens em devolução após cumprido o contrato de comodato.

Qual o CFOP de devolução de comodato?

CFOP 6909 –

CFOP 6909 – Retorno de bem recebido por conta de contrato de comodato ou locação.

Qual imposto incide sobre venda de imobilizado?

O ganho de capital com venda de ativo imobilizado pode acarretar a incidência de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).